sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O imbatível Políbio Braga


Sou puxa-saco do Políbio. Já largo confessando que é para não precisar ouvir "...tu és um puxa-saco do Políbio!". Leio dez vezes por dia o site. Mas nem é por isto que eu tanto admiro o Políbio Braga. Ele pensa da mesma forma que eu e eu da mesma forma que ele. Ele, no entanto, acha que eu sou de esquerda e, por mais que eu argumente ao contrário, ele não acredita em mim. Nem ele nem o Mateus, seu primeiro neto com menos de um ano. Já parei de tentar convencê-lo. Pensando bem, ele é tão bacana que é um ótimo amigo de alguém como eu, um cara de "esquerda".
O Políbio escreve com maestria e sabe de tudo que acontece. É um mestre na forma e no estilo. É duro, intimorato, turrão e até um tanto agressivo. Assim como eu. Mas quando me pedem um exemplo de cara correto, sensível, amigo, atento com seus parceiros, no topo da curtíssima lista lá está ele, o Políbio. A maioria das pessoas não conhece o Políbio como eu conheço. Não sabem o que estão perdendo. Eu conheço, provavelmente, apenas uma fração da sua pessoa. Estou satisfeito. O restante das suas características ele oferece à sua maravilhosa família, da qual tenho a honra de ser amigo. Compro tudo de informática do Frederico (GetMax), tomo as melhores cervejas na BierMarkt do Pedro e um dos melhores churrascos que já comi foi feito pelo Políbio Filho. A Dona Raquel, sua esposa, leva ele na linha, precisa ver.
Minha homenagem ao Políbio faço diariamente quando leio seus escritos num site gaúcho, sem relação qualquer com grandes portais ou conglomerados de comunicação. O site do Políbio, um dos mais lidos do Brasil, é feito por ele com ajuda incansável do Fred e ponto final. Volta e meia ele se socorre de um parceiro aqui, outro ali. De resto, ele manda bala sem descanso, sete dias por semana. Faz sua própria defesa quando necessário. Tem a coragem de um leão, uma teimosia inigualável e uma energia positiva que chega a dar inveja, até por que ele não é um menino, mas um jovem de mais de sessenta anos.
Agora inventou de "twittar" e o faz como ninguém. Políbio e o Twitter parecem amigos de infância. E os microposts (existe?) dele são deliciosos e instigantes. Entre no twitter e "follow" o Políbio. Depois me conte se não valeu a pena. Importante registrar que, a despeito de seus sessenta e poucos, Políbio é um sujeito 100% digital e navega na plena modernidade da mídia below-the-line. Chego a ousar dizer que o que o Políbio faz é mídia muito "above-the-line". Basta comparar com o restante.
Políbio é o cara. Ele sim é o cara. Já houve quem se aproximasse de mim para falar mal dele. E dessas pessoas me afastei. Se tem um sujeito que eu respeito por sua postura – sempre uma só – é o Políbio Braga. Quer me falar de ética na mídia? Quer me falar de postura editorial independente? Quer conversar a respeito de profissionalismo, garra e espírito investigativo? Então vamos falar a respeito do Políbio Braga primeiro. Se sobrar tempo falamos de outras duas, três pessoas.
Grande Políbio, minha sincera admiração. Se leres estas linhas, não repara. Escrevi de coração e mandei para o Vieira. Como tu achas que eu sou "de esquerda", imaginei que não irias me acreditar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário