segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os cães nordestinos recebem a urina dos postes


A intenção das assembleias legislativas dos estados do Ceará, Bahia, Alagoas e Piauí de implantar conselhos de comunicação com o propósito de monitorar a mídia são a típica manifestação de culpados que ainda não cometeram seus crimes. Até mesmo antes de tomarem posse, com a fiel ajuda dos governadores reeleitos ou não, a turma deseja mais liberdade para regular o único poder que ainda realmente funciona. Ministério Público e Judiciário são entidades que há muito não funcionam nas Capitanias do Nordeste.
Segundo a Folha de SP de hoje, a criação dos conselhos foi recomendação da Conferência Nacional de Comunicação, realizada no ano passado, por convocação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça passada, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou a criação de um conselho, vinculado à Casa Civil, com a função de "orientar", "fiscalizar", "monitorar" e "produzir relatórios" sobre a atividade dos meios de comunicação, em suas diversas modalidades.
A coisa perpassa partidos e supostas ideologias, o que torna o tema ainda mais abusado e nonsense. Ainda segundo a Folha, o governo de Alagoas estuda transformar um conselho consultivo - existente desde 2001 e pouco operante- em deliberativo, com poder de decisão semelhante ao aprovado pelo Ceará. A modificação foi proposta pelo conselho atual e será examinada pela Casa Civil e pela Procuradoria-Geral do Estado. O governador é Teotonio Vilela Filho (PSDB). Nas palavras do presidente do conselho, Marcos Guimarães, entre as novas funções estaria o monitoramento da programação da mídia - "Não podemos cruzar os braços. Nem tudo que vai ao ar é agradável à sociedade alagoana", disse o cidadão.
É o samba do afrodescendente mentalmente comprometido, associado à inversão da realidade e do bom senso, perfeitamente simbolizado pelo cão sendo urinado pelo poste, antes mesmo de sequer levantar a pata traseira. Tudo isto prosperará muito com a candidata "poste" – olha que interessante – Dilma Roussef que, segundo indicam suas manifestações, sairá a despejar fúria líquida e incerta em tudo que lhe contrariar. Isto se ela se tornar o primeiro poste presidente da república.
Controle social da mídia não existe. O que há é censura e ela só serve a interesses escusos. O resto é balela de pessoas com as mais variadas intenções, sendo a maioria delas péssima. O poder da democracia reside na liberdade e no direito. O primeiro levante contra ela é sempre tomar para si câmeras e microfones para que se diga apenas o que o poder quer que seja dito. Depois as armas, as prisões e as execuções e desaparecimentos. Começa sempre com a rebelião contra a mídia, sua tomada de assalto ou sua cooptação via abundância do vil metal.
Infelizmente, algumas parcelas da grande mídia já optaram por se autocensurarem. Você e eu sabemos muito bem que grupos são estes. Nos estados, isto também já está ocorrendo. E o que me desconforta é saber que estados com histórias de luta já ofertaram suas armas a preço de banana. Vão ter de se ver, daqui a pouco, com seus leitores, ouvintes e telespectadores. Terão de ajustar as contas com a história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário