segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os cães nordestinos recebem a urina dos postes


A intenção das assembleias legislativas dos estados do Ceará, Bahia, Alagoas e Piauí de implantar conselhos de comunicação com o propósito de monitorar a mídia são a típica manifestação de culpados que ainda não cometeram seus crimes. Até mesmo antes de tomarem posse, com a fiel ajuda dos governadores reeleitos ou não, a turma deseja mais liberdade para regular o único poder que ainda realmente funciona. Ministério Público e Judiciário são entidades que há muito não funcionam nas Capitanias do Nordeste.
Segundo a Folha de SP de hoje, a criação dos conselhos foi recomendação da Conferência Nacional de Comunicação, realizada no ano passado, por convocação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na terça passada, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará aprovou a criação de um conselho, vinculado à Casa Civil, com a função de "orientar", "fiscalizar", "monitorar" e "produzir relatórios" sobre a atividade dos meios de comunicação, em suas diversas modalidades.
A coisa perpassa partidos e supostas ideologias, o que torna o tema ainda mais abusado e nonsense. Ainda segundo a Folha, o governo de Alagoas estuda transformar um conselho consultivo - existente desde 2001 e pouco operante- em deliberativo, com poder de decisão semelhante ao aprovado pelo Ceará. A modificação foi proposta pelo conselho atual e será examinada pela Casa Civil e pela Procuradoria-Geral do Estado. O governador é Teotonio Vilela Filho (PSDB). Nas palavras do presidente do conselho, Marcos Guimarães, entre as novas funções estaria o monitoramento da programação da mídia - "Não podemos cruzar os braços. Nem tudo que vai ao ar é agradável à sociedade alagoana", disse o cidadão.
É o samba do afrodescendente mentalmente comprometido, associado à inversão da realidade e do bom senso, perfeitamente simbolizado pelo cão sendo urinado pelo poste, antes mesmo de sequer levantar a pata traseira. Tudo isto prosperará muito com a candidata "poste" – olha que interessante – Dilma Roussef que, segundo indicam suas manifestações, sairá a despejar fúria líquida e incerta em tudo que lhe contrariar. Isto se ela se tornar o primeiro poste presidente da república.
Controle social da mídia não existe. O que há é censura e ela só serve a interesses escusos. O resto é balela de pessoas com as mais variadas intenções, sendo a maioria delas péssima. O poder da democracia reside na liberdade e no direito. O primeiro levante contra ela é sempre tomar para si câmeras e microfones para que se diga apenas o que o poder quer que seja dito. Depois as armas, as prisões e as execuções e desaparecimentos. Começa sempre com a rebelião contra a mídia, sua tomada de assalto ou sua cooptação via abundância do vil metal.
Infelizmente, algumas parcelas da grande mídia já optaram por se autocensurarem. Você e eu sabemos muito bem que grupos são estes. Nos estados, isto também já está ocorrendo. E o que me desconforta é saber que estados com histórias de luta já ofertaram suas armas a preço de banana. Vão ter de se ver, daqui a pouco, com seus leitores, ouvintes e telespectadores. Terão de ajustar as contas com a história.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Erenice, Israel, Vinicius, Vlad, Ibanês, turma dos correios e da Anac, Lanzetta, Amaury, Cardeais: CONHEÇA A NOVA TURMA DO PT, DO PT DA DILMA!


Juro por Deus que, se eu fosse petista, estaria furioso com esta turma do título. O motivo seria óbvio. Nenhum dos novos citados, indiciados ou mencionados é da turma "tradicional" do PT do mensalão. É claro que a gente vai acabar descobrindo que, eventualmente, poderá haver por trás um Dirceuzinho aqui, um Palloccizinho ali, mas essencialmente a turma é mais recente e é ligada não ao Lula, diretamente, mas à candidata DELE à presidência da república.
Se você parar para pensar um segundo mais, verá que não é possível fechar os olhos para esta bandalheira. Sim, porque não resta sequer elegância para atenuações como "erros", "alopramentos" ou coisa já utilizada para cobrir a sujeira com mantos retóricos e misericordiosos. Eles pegam tão pesado quanto a turma do mensalão. Cometem crime e mais crime. Tráfico de influência, quebra de sigilo, formação de quadrilha, é só escolher. Tem crime à vontade na turma do PT da Dilma – imagina este bando dirigindo o Brasil por quatro longos anos.
A única coisa que me conforta é o espanto. Fico a imaginar os semblantes desesperados de Lula, Dirceu e dos marqueteiros. "Caraca, quem foi que disse que a candidata era a única opção que nós tínhamos? Quem inventou esta lambança?". Todos os dias surgem sujeiras novinhas em folha (e não somente na de SP). Todo dia, não. A cada turno surgem novos escândalos, NÃO DO GOVERNO DO PT, MAS DAS ÁREAS DE INFLUÊNCIA DA CANDIDATA. Será que ninguém vê que se trata de uma ameaça terrível para o país?
Isto sem falar no famigerado cofre protegido pela Justiça Militar. Lá dentro tem a história da candidata do PT. Dentro de um cofre, vejam só. Não era para ser transparente a vida de uma pessoa que se candidate ao posto mais elevado da vida pública e política brasileira? Pois tem mais esta ainda. Corremos o risco de ter uma presidente cheia de problemas que não gostaríamos que nosso presidente tivesse. Que papel importante, patriótico e decisivo este do Tribunal de Justiça Militar. E que maravilha esse nosso STF e as nossas OABs.
Voltando à turma da Dilma. Erenice é um capítulo à parte. Erenice é MÃE de Israel, que deveria estar preso, junto com seu sócio Vinícius (caraca, 200 mil...) e com dirigentes dos Correios. Uma pessoa que é MÃE, caro leitor, não deveria PROTEGER SEUS FILHOS? Esta mãe Erenice, ligada à mãe Dilma, são as mães que o Brasil realmente precisa? Nosso hino diz "...dos filhos deste solo és mãe gentil, pátria amada, Brasil." Onde andam as mães gentis que nossa pátria tanto precisa?
Por fim, dirijo-me aos petistas. Prezados petistas, vocês não acham que está demais? Vocês não concordam que chegamos, todos nós, petistas ou não, a um limite que requer prudência? Cá entre nós, é isto que vocês realmente querem para o país de vocês? Uma turma que já mete a mão nos bolsos da pátria e que não tem como prometer fazer diferente se vencer a eleição?
Pensem bem. Vocês podem tentar com Lula daqui a quatro anos. Mas somente se tiverem a lucidez de admitir que a atual candidatura do PT é um equívoco que pode assumir proporções constrangedoras.

 

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

O imbatível Políbio Braga


Sou puxa-saco do Políbio. Já largo confessando que é para não precisar ouvir "...tu és um puxa-saco do Políbio!". Leio dez vezes por dia o site. Mas nem é por isto que eu tanto admiro o Políbio Braga. Ele pensa da mesma forma que eu e eu da mesma forma que ele. Ele, no entanto, acha que eu sou de esquerda e, por mais que eu argumente ao contrário, ele não acredita em mim. Nem ele nem o Mateus, seu primeiro neto com menos de um ano. Já parei de tentar convencê-lo. Pensando bem, ele é tão bacana que é um ótimo amigo de alguém como eu, um cara de "esquerda".
O Políbio escreve com maestria e sabe de tudo que acontece. É um mestre na forma e no estilo. É duro, intimorato, turrão e até um tanto agressivo. Assim como eu. Mas quando me pedem um exemplo de cara correto, sensível, amigo, atento com seus parceiros, no topo da curtíssima lista lá está ele, o Políbio. A maioria das pessoas não conhece o Políbio como eu conheço. Não sabem o que estão perdendo. Eu conheço, provavelmente, apenas uma fração da sua pessoa. Estou satisfeito. O restante das suas características ele oferece à sua maravilhosa família, da qual tenho a honra de ser amigo. Compro tudo de informática do Frederico (GetMax), tomo as melhores cervejas na BierMarkt do Pedro e um dos melhores churrascos que já comi foi feito pelo Políbio Filho. A Dona Raquel, sua esposa, leva ele na linha, precisa ver.
Minha homenagem ao Políbio faço diariamente quando leio seus escritos num site gaúcho, sem relação qualquer com grandes portais ou conglomerados de comunicação. O site do Políbio, um dos mais lidos do Brasil, é feito por ele com ajuda incansável do Fred e ponto final. Volta e meia ele se socorre de um parceiro aqui, outro ali. De resto, ele manda bala sem descanso, sete dias por semana. Faz sua própria defesa quando necessário. Tem a coragem de um leão, uma teimosia inigualável e uma energia positiva que chega a dar inveja, até por que ele não é um menino, mas um jovem de mais de sessenta anos.
Agora inventou de "twittar" e o faz como ninguém. Políbio e o Twitter parecem amigos de infância. E os microposts (existe?) dele são deliciosos e instigantes. Entre no twitter e "follow" o Políbio. Depois me conte se não valeu a pena. Importante registrar que, a despeito de seus sessenta e poucos, Políbio é um sujeito 100% digital e navega na plena modernidade da mídia below-the-line. Chego a ousar dizer que o que o Políbio faz é mídia muito "above-the-line". Basta comparar com o restante.
Políbio é o cara. Ele sim é o cara. Já houve quem se aproximasse de mim para falar mal dele. E dessas pessoas me afastei. Se tem um sujeito que eu respeito por sua postura – sempre uma só – é o Políbio Braga. Quer me falar de ética na mídia? Quer me falar de postura editorial independente? Quer conversar a respeito de profissionalismo, garra e espírito investigativo? Então vamos falar a respeito do Políbio Braga primeiro. Se sobrar tempo falamos de outras duas, três pessoas.
Grande Políbio, minha sincera admiração. Se leres estas linhas, não repara. Escrevi de coração e mandei para o Vieira. Como tu achas que eu sou "de esquerda", imaginei que não irias me acreditar...