sábado, 17 de julho de 2010

Leia. Identifique-se.


Um erro repetido é apenas um erro que não pára de acontecer. Houvesse algum aprendizado, um engano recidivo poderia, quem sabe um dia, deixar de ocorrer. Poderia até mesmo se tornar um acerto futuro, acreditam os poetas, os otimistas e os incautos. Humanos erram, pois é de sua constituição. Insistir no erro é burrice e insistir ainda mais é típico de alguns partidos políticos em tempos de eleição.
Minha tese eclodiu a partir da libertação de alguns presos políticos de Cuba, graças a um bem sucedido esforço espanhol. Lula tem sido criticado porque esteve no reino dos Castro apenas um dia antes da morte de um desses prisioneiros, após mais de dois meses de greve de fome e preferiu criminalizá-los ao invés de reconhecer sua situação, incompreensível nos dias atuais. Pensei, cá comigo, que este tipo de crítica a Lula e ao Itamaraty é coisa típica de ... petistas! Cá estamos fazendo críticas a um presidente que está se lixando para direitos humanos, que visita e faz mesuras a ditadores sanguinários, que está ao lado de quem deseja a bomba atômica para produzir um novo holocausto.
Aqueles que, como eu, não cultuam o lulismo, ficam dando pitacos a respeito do que Lula faz ou deixa de fazer, como se fossem esquerdinhas dos anos 70 ou 80 e acreditam piamente que, se criticarem Dilma por causa de sua dislexia, farão com que ela fracasse eleitoralmente. Estamos nós, do lado oposto, como fazia o pessoal da esquerda de 40 anos atrás, com a certeza de que Serra será presidente por causa de dossiês que foram descortinados, com a garantia de que a revista Veja apresentará na semana que vem uma bomba que fará tremer o planalto, com fé a cristã parcial de que o bem sempre triunfa e que o mal será banido da face da terra.
Achamos que um video de Dilma no Youtube fará com que o PT repense suas estratégias. Pensamos que campanhas no Orkut e estratégias via "grupos sociais" farão a grande diferença nestas eleições. Erros repetidos.
Vamos às verdades.
Lula não está nem aí para Cuba e para os "direitos humanos e liberdades individuais". Lula e Dilma não dão a mínima para o meio ambiente, estão mais afim de nos fazer engolir hidrelétricas, de transpor rios e de se abraçar com Ahmadinejad e Chávez, muito mais do que com a turma de Israel e de Obama. Lula e Dilma estão se lixando para a lei eleitoral. Pior. Estão debochando por sobre o ombro de juízes e ilustres magistrados brasileiros, estes bacanas que deveriam preservar sua fração de poder e o estado democrático e republicano. Nós, os bacaninhas, é que estamos dando atenção para a lei, estamos preocupados com o efeito-estufa, com a aborrecida e restaurada camada de ozônio e estamos preocupadíssimos com os pobrezinhos dos cubanos presos injustamente. Nós somos a direita bacana, versão mais recente do maluco-beleza do petismo primordial. Somos, portanto, os adversários políticos que Lula e Dilma pediram a Deus. Nós é que somos eles...ontem.
Deveríamos nos dar conta de que Cuba é problema de cubanos – e se merecem (assim pensa Lula!), que Dilma foi assaltante de banco, terrorista e ladra de cofre, que o PT irá tentar amordaçar a liberdade de imprensa (já é até oficial e ficamos apenas trocando e-mails a respeito do assunto), que o Partido de José Dirceu já passou da fase de ter medo e agora está prestes a proporcioná-lo com suas idéias ditatoriais e anti-democráticas. Lula, Dilma e o PT não poderiam ser mais politicamente incorretos. Estão deitando e rolando e, desse jeito, vão ganhar a eleição.
Nós somos os novos bichos-grilos, ligados na paz universal (coisa que Lula promove exatamente o contrário). Somos os new-ripongas, alienados cibernéticos politicamente corretos, limpinhos e engomados que cometerão mais um erro.
Dentro em breve estaremos nas ruas gritando "diretas já".

2 comentários:

  1. Prezado Glauco.Gostei muito do seu artigo;peguei o link de seu blog na coluna do Augusto Nunes e, de quando em vez, se você permitir, passarei por aqui .Há tantos analfabetos funcionais escrevendo em jornais e revistas e você aqui,quase escondido...Algum jornal sério, se é que existe, deveria publicar esse artigo!
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Glauco! O Augusto Nunes indicou seu blog e cá estou. Aproveito para indicar um outro blog, que também peguei lá no Augusto, indicado por um de seus leitores. Trata-se do maranhense Roberto Kenard: www.robertokenard.com. Muito bom, principalmente por se tratar de mais um espaço destinado aos que pensam, logo jamais votam na quadrilha. Começo, então, com um questionamento: tal qual o Rio de Janeiro, local de minha naturalidade, um dos estados em que se tem bastante eleitores da "Boneca de Olinda" é o Rio Grande do Sul. Aqui no Rio, dentre outras explicações, a principal é a maciça compra de votos nas comunidades carentes (o tal do PAC está espalhado pelas favelas e subúrbios do RIO), maquiavelicamente arquitetada pela dupla subserviente à Besta Mor, Cabral e Eduardo Paes, que executam com maestria a política do populismo. Gostaria de saber por que aquela senhora, de qi menor do que uma ameba, tem tantos votos aí nesse estado? Berço de um povo guerreiro, politizado, com taxas de analfabetismo nada alarmantes, sem latifúndios, enfim....como entender isso?
    Abraço. Inaldo Duprat

    ResponderExcluir